Café moído na hora!

Por que moer sempre na hora?

Você somente irá conhecer e experimentar todo o potencial que o café especial pode oferecer na sua xícara, toda a riqueza em frescor, aromas e sabores, se a moagem dos grãos for feita logo antes da extração.

Isso porque os aromas e sabores concentrados dentro de um grão de café são extremamente voláteis e evaporam facilmente em temperatura ambiente.

Quando o grão de café está inteiro, sua casca funciona como uma cápsula que armazena e retém todos esses compostos de aromas e sabores.  Após a trituração dos grãos, esta cápsula é rompida e seu aroma é imediatamente liberado.

Ao fazer o café, você está dissolvendo parte desses sólidos na água. Além disso, a maioria desses compostos são sensíveis ao oxigênio e, por terem sua superfície de contato com o ar aumentada após a moagem, são oxidados rapidamente, perdendo suas características mais positivas.

Em média, 10 minutos após a moagem, o café perde uma quantidade considerável de seu aroma e sabor. Contudo, sabemos que este café moído não irá estragar se não preparamos a bebida logo após sua moagem.

Digamos que, a preocupação aqui e o que podemos considerar mais como uma preferência do que uma exigência, seria o melhor aproveitamento do café de qualidade que se tem e se busca extrair.  Aproveitamos todo seu frescor e riqueza de sabores e aromas quando moemos, preparamos e consumimos na hora.

Existem algumas razões para a maioria das pessoas não moer seu café antes de preparar. Uma delas é não encontrar facilmente cafés na categoria especial e em grãos. Os mercados oferecem cafés já moídos, classificados como tradicionais, sem muita informação de sua origem e sem certificação de qualidade. Ainda, a moagem feita é fina e/ou não apropriada para um ou outro método de preparo.

Não só de bons grãos, se faz um bom café. A qualidade da sua bebida também depende de uma correta e adequada moagem.

Todos os cafés que servimos, sempre moemos os grãos na hora, de acordo com a forma de preparo e isso traz uma grande diferença à bebida. A granulometria correta é essencial para a extração perfeita da bebida. Queremos sempre levar até você o máximo em qualidade, desde o grão selecionado e certificado até a forma que o café é moído, preparado e servido.

Nós também comercializamos o café que servimos. Quando nossos clientes não têm um moedor, nós fazemos também a moagem na hora e customizada, ou seja, de acordo com o método de preparo que será usado em casa.

Queremos que o melhor do nosso café seja também apreciado quando você não estiver no languagecafé.

17968878_10211267955548964_565019771_o

13516151_653780171452210_6513470966498345679_n

Referência: http://www.nytimes.com

Adaptação e versão: Adriana Valinhas