10º Festival Macaé Cultura e Gastronomia

O Festival Macaé Cultura e Gastronomia foi criado em 2009 com a intenção de colocar Macaé no circuito dos melhores e maiores eventos no interior do estado do RJ. Com um tema e projeto criado para cada edição, a Orla do Cavaleiros se transforma em um local perfeito para receber seus participantes e convidados.

A Barista & Coffee Coach Adriana Valinhas abre o evento na Cozinha Show com Barista em Ação, da mesa ao forno e fogão! Levando ao público a diversidade e possibilidades do uso do café, na gastronomia e em bebidas geladas.

Este ano Adriana ensina o preparo do Cold Brew (café extraído a frio) e Cuscuz Marroquino com café.

Compartilhamos essas duas receitas:

Cuscuz Marroquino ao Café
Ingredientes 
– 200g de cuscuz marroquino- 100ml de café quente concentrado feito na cafeteira italiana ou coador (papel/pano)- 100ml de água quente filtrada- 1 colher sopa (+/- 15g) de manteiga- 1 cebola roxa (média) em cubinhos – 1 pimentão vermelho (pequeno) em cubinhos- 1 pimentão amarelo (pequeno) em cubinhos- 1 xícara de cebolinha picada- 1/2 xícara de salsinha picada- 1/2 xícara de castanha de caju picada- Sal e pimenta a gosto- Fios de azeite.  Modo de Preparo
Fazer na hora 100ml de café concentrado e misturar com 100ml de água quente filtrada. Colocar sobre o cuscuz, acrescentar a manteiga, sal a gosto e misturar. Cobrir e deixar hidratar por 10 minutos.
Em uma panela aquecida, acrescentar um fio de azeite. Refogar a cebola, os pimentões e a cebolinha. Adicionar sal e pimenta a gosto. Reserve.
Soltar o cuscuz cuidadosamente com um garfo. Colocar o refogado no cuscuz, misturando lentamente e por igual. Acrescentar a salsinha e a castanha na finalização. Decorar com grãos de café. Servir quente ou frio em uma canequinha ou xícara. 

Cold Brew Concentrado  (café extraído a frio)
Ingredientes 150g de grãos de café torra média, 650ml de água fria filtrada
Modo de Preparo
Fazer a moagem grossa do café. Colocar em uma Prensa Francesa grande. Acrescentar a água e misturar bem. Tampar a Prensa sem pressionar e reservar, em temperatura ambiente ou na geladeira, por um período de 12 a 14 horas. Após esta infusão, abaixar o êmbolo, separando a borra do café. Cuidadosamente, passar este café por um filtro de papel ou pano, previamente escaldado. Manter na geladeira por uma semana em uma jarra de vidro com tampa. Sugestão de consumo: puro com pedras de gelo e com leite; puro com gelo e rodelas de limão siciliano; com gelo e leite de coco; puro com gelo, açúcar mascavo e folhas de hortelã.