Sua personalidade, verdade e identidade!

Por que colocar sua personalidade, verdade e identidade no seu negócio?

Muitas vezes, o querer empreender é tão grande que não nos permitimos tempo para amadurecer ideias, desenvolvê-las e estabelecer metas diretas e claras. 

Sem planejamento e principalmente sem saber ‘para onde ir’ e ‘como fazer’ que muitos se perdem no caminho. Não por falta de talento ou dedicação, mas sim por não buscar entender a realidade previsível que há dentro de todo e cada sonho.

Empreender demanda saber, não exatamente e somente o ‘conhecer técnico’ de uma profissão ou aptidão, mas sim e também, o saber entender o que envolve o atendimento e o relacionamento com o cliente. 

Valorizar essa etapa em todo empreender é entender que a sua identidade é determinante, é seu diferencial e através dela é transmitido um valor do seu próprio ser e fazer. A partir deste entendimento, temos a certeza que identidade não se copia, por mais que vejamos tentativas. 

Personalização intimista é uma forma de envolvimento e carinho ao cliente, mas só será percebida e vista com olhos de encantamento quando se coloca um amor verdadeiro e próprio naquilo que se decide fazer. 

Esses ‘detalhes’ e/ou conceitos, por mais que sejam copiados, não carregarão uma verdade, se não colocada a sua própria.

Essa verdade, que deve ser sua e única, precisa ser transparente e irradiar, se comunicar e se conectar. Dizer através dos seus atos porque existe.

Se inspirar e ter como referência o trabalho bem sucedido de uma empresa ou mesmo da pessoa que você admira, pode ser um começo de aprendizado e descobertas, mas também pode ser ‘o começo de um fim’ quando se vê que essa inspiração tende a ser somente uma tentativa de réplica.  

No meu trabalho de Coaching&Mentoring voltado ao empreendedorismo com café, também ajudo futuros ou já empreendedores a encontrarem e colocarem sua identidade e personalidade na sua marca e atuação profissional, fazendo delas sua própria expressão. Muitos acreditam que vontade, conhecimento e investimento são suficientes para empreender, mas é preciso muito mais que isso.

Em tempos que modelos de negócios já prontos são replicados em grandiosas ‘franquias’, muitas vezes espelhadas em algo que já deu certo e pela segurança que aparentemente isso daria. Vem também o boom da abertura de ‘cafeterias especiais’. 

Mas será que é só o querer abrir porque se ouve aqui e ali que o mercado está aquecido ou porque aquela ‘tal cafeteria’ é um sucesso e você também quer uma assim para você?! O que mais é preciso saber e ter?

Devemos sim buscar e experimentar outros modelos: mentais e conceituais. Principalmente, buscar o seu próprio, onde seu diferencial prevaleça e não simplesmente o de alguém mais. 

Podemos falar um pouco do modelo mental e conceitual que criei e idealizei para o languagecafé, como sua essência de identidade através da minha própria. Por amar livros, idiomas e café, não quis simplesmente criar mais uma livraria café, dentre tantas ou mesmo mais um curso de línguas estrangeiras e formação de baristas, mas sim um espaço cultural&educacional como um todo, onde eu pudesse desenvolver em conjunto e de forma única, minhas paixões, sentimentos e conhecimentos, conectando-os em um só lugar. Por isso, que nos descrevemos como Cafeteria Cultural por expressarmos desde sempre esse conceito em todas nossas ações e projetos.

O café traz um universo de possibilidades, assim como no empreender. Nós temos nossas paixões e sonhos. Nós precisamos levar nossa paixão para nossa profissão com personalidade. Se você ama café e também tattoo, por exemplo, tente juntá-los com sua personalidade que é também única. Assim você não abrirá mais um café tattoo qualquer.

Seu negócio precisa expressar aquilo que só você tem, sua identidade! Seu único jeito de ser e de fazer… Lembre-se disso!

A grande chave do ‘sucesso real’ é a verdade e a autenticidade que vem do tamanho da sua paixão pelo que faz.

Descubra qual verdade e valor você quer levar no seu empreender, onde sua personalidade seja a inovação do seu negócio e sua própria inspiração.

INSPIRE-SE EM VOCÊ MESMO, ANTES DE TUDO!!